jun 01 2017

15 de Junho – combate à violência

 

Dia 15 de junho é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia mundial de combate à violência contra o idoso. Segundo o Ministério da Saúde, só em 2011, cerca de 2 milhões de idosos foram agredidos no Brasil. Mas, acredite, esse número é muito maior, os idosos têm medo de denunciar, até para não perder o pouco de afeto que eles ainda acham que recebem.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, a maior parte da violência contra os idosos é praticada dentro de casa pelos próprios filhos, noras ou genros. A violência ao idoso não é um fato isolado e sim um reflexo da violência na sociedade como um todo. Os idosos são pessoas que, geralmente, têm maior fragilidade, precisam de cuidados e principalmente de paciência. Agressões físicas, psicológicas, abandono e exploração financeira são as denúncias mais comuns nas delegacias especiais de atendimento ao idoso em todo o país.

Sempre que presenciar uma pessoa idosa sendo vítima de maus tratos, disque 100 e denuncie.

Lei nº 10.741 de 01 de Outubro de 2003

Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.

Art. 4o – Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

É dever de todos prevenir a ameaça ou violação aos direitos do idoso.